O Nerd Escritor
Feed RSS do ONE

Feed RSS do ONE

Assine o feed e acompanhe o ONE.

Nerds Escritores

Nerds Escritores

Confira quem publica no ONE.

Quer publicar?

Quer publicar?

Você escreve e não sabe o que fazer? Publique aqui!

Fale com ONE

Fale com ONE

Quer falar algo? Dar dicas e tirar dúvidas, aqui é o lugar.

To Do - ONE

To Do - ONE

Espaço aberto para sugestão de melhorias no ONE.

Blog do Guns

Blog do Guns

Meus textos não totalmente literários, pra vocês. :)

Prompt de Escritor

Prompt de Escritor

Textos e idéias para sua criatividade.

Críticas e Resenhas

Críticas e Resenhas

Opinião sobre alguns livros.

Sem Assunto

Sem Assunto

Não sabemos muito bem o que fazer com estes artigos.

Fórum

Fórum

Ta bom, isso não é bem um fórum. :P

Projeto Conto em Conjunto

Projeto Conto em Conjunto

Contos em Conjunto em desenvolvimento!

Fan Page - O Nerd Escritor

Página do ONE no Facebook.

Confere e manda um Like!

@onerdescritor

@onerdescritor

Siga o Twitter do ONE!

Agenda

Agenda

Confira os contos e poemas à serem publicados.

Login

Login

Acesse a área de publicação através deste link.

Publicado por JBAlves

– que publicou 10 textos no ONE.

 

JBAlves, ou Juliano Barbosa Alves, é Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2010), cursou MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2002-2003) e se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2002).

É professor nas áreas de jogos de computador, tecnologia, empreendedorismo, cultura e comportamento organizacional.

Já produziu diversos trabalhos na área dos Jogos de computador e Serious Games e como escritor já escreveu para a Revista Contos do Absurdo (Julho de 2013), para a Antologia Dimensões BR 2 – Contos de Literatura Fantástica no Brasil (Andross, 2012) e para o livro ANNO DOMINI (Andross Editora 2008). Também desenvolveu o livro XGAMER – Curso de criação de Games (CDI Editora, 2009) e participou do livro Honesty Awakened (Owings Mills: International Library of Poetry, 2002).

Mais sobre o autor acesse seu blog em: http://escribasonolento.blogspot.com.br/

 

>> Confira outros textos de JBAlves

>> Contate o autor

* Se você é o autor deste texto, mas não é você quem aparece aqui...
>> Fale com ONE <<

Apr
06
2014

Dagon – Um Tributo ao mestre Lovecraft

SOBRE LOVECRAFT: 

O mestre Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) foi um escritor norte-americano celebrizado por obras de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica. Durante a sua vida teve um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação cresceu com o passar das décadas, e ele agora é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX.O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de “cosmicismo” ou “terror cósmico”, a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena.De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poeno século XIX, tem exercido “uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror”, Stephen King,outro escritor que respeito e admiro muito, chamou Lovecraft de “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico.

SOBRE O CONTO DAGON (1919):

Esse conto de Lovecraft foi escrito em 1919 e Dagon é uma das inúmeras “divindades” que habitam o sombrio mundo criado pelo autor em seus contos. Ele foi inspirado em um antigo Deus Semita (de mesmo nome), que representava a fertilidade, e a abundância na pesca.

Esse mesmo “deus” e seus templos de adoração são referenciados por diversas vezes no Antigo Testamento, em trechos de José e Samuel. O evento mais conhecido nas escrituras, é a destruição de um de seus templos por Sansão, em seu último ato.

Dagon aparece como peça-chave nos contos ambientados na ficticia cidade de Innsmouth. Como é descrito no conto A Sombra sobre Innsmouth, Obed Marsh, capitão da principal embarcação pesqueira de Innsmouth, após retornar de uma viagem ao Oriente Médio, destituiu a Igreja Católica da cidade, clamando que havia conhecido divindades poderosíssimas, que poderiam suprir seu povo com ouro e gemas preciosas, além de garantir fartura em sua principal atividade. a pesca.

Em troca, sacrifícios humanos eram oferecidos de tempos em tempos aos “Deep Ones”, em nome de Dagon e Hydra, seus progenitores.
Espero que gostem!


Categorias: Sem Assunto | Tags: ,

3 Comments»

  • maria santino says:

    Claro que eu gostei. Sou fã de Poe e H.P Lovecraft. Acho que se você deseja escrever sobre mistério & terror, tem que conhecer ao menos o básico dos Grandes Antigos. Rs. Poe é ótimo, e Lovecraft é incrível. Eu gostaria muito de ter um décimo da capacidade que ele tem em repassar o pavor, em descrever, em criar o suspense… sempre mexendo com as divindades, com os seres sombrios e navegando entre o mundo da vigília e o mundo onírico. Adoro o conto Dagon, Necronomicon, os Gatos de Us gatos de Ultha, O chamado de Cthulhu e por aí vai. Parabéns. É sempre bom chamar atenção ao grande mestre. Até Breve.

  • JBAlves says:

    Fico feliz que tenha gostado. Estou pensando em continuar e criar mais alguns do Lovecraft. Quem sabe o Poe seja o próximo também. Eles são mestres naquilo que fazem mesmo, referências para todos que querem aprender mais sobre a nobre arte. 😉

  • Alysson Ramos Artuso says:

    Oi,

    Meu contato envolve um projeto sobre o H. P. Lovecraft. O ilustrador Walter Pax me pediu ajuda em um projeto dele de fazer um livro ilustrado sobre as criaturas do Lovecraft. O Pax é um ilustrador genial, é grande fã do Lovecraft e fez recentemente as ilustrações do RPG O chamado de Cthulhu.

    Eu estou ajudando o Pax nesse sonho que ele tem de publicar o livro ilustrado e que quer compartilhar com outros fãs do Lovecraft, mas esse não é muito o meu mundo e queria uma opinião de quem também é fã, você toparia dar uma opinião?

    O projeto está no site http://www.catarse.me/pt/love#about e não vou falar mais muito sobre ele porque é para ser auto-explicativo. Se puder, você dá uma olhada e me diz o que achou? Pode comentar sobre qualquer coisa: a ideia do projeto, as explicações, imagens, preço e tipo das recompensas… Só estamos fazendo o vídeo que ainda não tá lá, mas de resto, esse é para ser o site do projeto.

    Se quiser, posso te disponibilizar também a tradução das passagens do Lovecraft que fizemos, para, como fã, você ver se está adequado com os termos do universo dele.

    Abraços,
    Alysson

RSS feed for comments on this post.


Leave a Reply

Powered by WordPress. © 2009-2014 J. G. Valério