A todo momento surge uma grande variedade de novos produtos no mercado, ainda mais com a promessa de perda de peso, uma delas é a noz da índia que vem despertando o interesse de muitas pessoas.
Então, se você quer saber mais sobre ela continue lendo e descubra as verdades, mentiras e tudo mais que você precisa saber sobre a noz da índia. Vamos lá!
Mas afinal, o que é a noz da índia?
A noz da índia é um tipo de semente que tem a sua venda proibida pela Anvisa no Brasil. Seu nome científico é Aleurites moluccanus e a ela foi atribuído o benefício do emagrecimento.
O que mais atrai as pessoas é que ela é um ingrediente totalmente natural e, além do emagrecimento, possui diversos outros benefícios associados, veja:
- Redução do colesterol e triglicerídeos;
- Combate a celulite;
- Redução da fome e do desejo por doces;
- Diminuição da ansiedade;
- Prevenção da prisão de ventre;
- Aumento da sensação de saciedade, pois possui muitas fibras;
- Melhora da pele e aumento do brilho dos cabelos.
Gostou dos benefícios da noz da índia?
E a noz da índia emagrece mesmo?
Primeiramente é preciso alertar que existem muitos produtos sendo comercializados atualmente como noz da índia, porém existe um deles que é muito tóxico para o organismo.
Essa noz falsa possui o nome de Thevetia peruviana e quando associada com determinados medicamentos pode acabar gerando graves consequências para a saúde, levando até mesmo à morte.
A verdadeira noz da índia tem a cor esbranquiçada, a casca aveludada e felpuda com um pequeno talo na ponta.
Esse é o verdadeiro produto que oferece o benefício do emagrecimento e age diretamente na gordura localizada, evitando ainda que a gordura dos alimentos se acumulem no tecido adiposo. Dessa forma, a gordura que não foi armazenada acaba sendo eliminada nas fezes.
Como consumir a noz da índia?
A noz da índia possui em sua composição 64,5% de gorduras, 48% de carboidratos, 19% de fibras e 3,3% de proteínas. Por isso, embora tenha uma gordura considerada saudável, essa semente pode ter efeitos maléficos se for sem orientação ou em excesso, visto o seu altíssimo teor de calorias.
É justamente por isso que o recomendado durante a primeira semana é que se coma apenas 1/8 de uma semente, pela manhã, podendo ser antes do café ou do lanche.
Vale lembrar ainda que o ideal é fazer uma infusão de 5 minutos e tomá-la todos os dias.
Outra dica importante é tomar bastante água durante o dia enquanto estiver consumindo a noz da índia, visto que ela tem efeito diurético e laxante.
Sendo assim, é indicado tomar pelo menos 2 litros de água por dia, que já é o recomendado como medida diária.
A partir da segunda semana é possível ingerir ¼ da semente, também no turno da manhã, podendo ser antes do café ou do lanche. A recomendação para a ingestão de líquidos é a mesma.
Como a noz da índia ainda não possui muitos estudos em humanos, o ideal é não consumir mais do que essas quantidades indicas, afinal, pode causar efeitos adversos.
Efeitos colaterais
Como já foi dito, não existem muitos estudos a respeito, entretanto, existem alguns efeitos colaterais e contraindicações que provêm da observação do uso em variadas pessoas, sem nenhum parâmetro cientifico. Alguns efeitos colaterais, são:
- Gases;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Problemas digestivos e gástricos;
- Hipotensão;
- Desidratação
É fundamental ter cuidado ao consumir a noz da índia, mesmo ela tendo se tornado muito popular no Brasil como uma semente milagrosa para a perda de peso, entretanto, não existem estudos suficientes para comprovar sua eficácia.